No dia 25 de novembro a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas realizou a “Caminhada pela promoção da Igualdade Racial”. A caminhada faz parte do Projeto de “ Interculturalidade” desenvolvido nas escolas durante a “Semana de Educação para a Vida”.

Dentre os objetivos da ação enfatiza-se a propagação de uma educação antirracista, visando a valorização da identidade, da trajetória e da contribuição dos diferentes povos que construíram a história do nosso pais.

Os estudantes representantes das Redes Estadual e Municipal de ensino foram acolhidos na Praça Getúlio Vargas com a exposição itinerante da obra “Caixa de Dandara” da professora e autora patense Eliane Alves.
A fanfarra da Escola Estadual Marcolino de Barros foi à frente entoando os passos dos estudantes ao som de batidas fortes dos tambores e da delicadeza da lira. Os estudantes carregaram cartazes com mensagens antirracistas e pintaram o rosto fazendo alusão às máscaras africanas.
A caminhada contou também com representante do Movimento Negro, de artistas populares, como o Slan e representante da Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas.

Além da caminhada, os professores desenvolveram atividades diversificadas nas escolas durante a semana, tais como: parada pedagógica com a leitura da carta manifesto no primeiro horário de cada turno, contação de história, roda de conversas, debates, teatro, gastronomia, salas temáticas, exibição de documentários e vídeos e trabalhos artísticos contemplando diversas interfaces como pintura, dança.
As abordagens dos temas da história e cultura Afro-brasileira, imposto pela legislação 10.639, de 2003 e ampliado pela lei 11.645 que incluiu a valorização dos povos indígenas, compõem o currículo obrigatório. Tais temas devem ser trabalhados nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, conforme preconizado pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional- LDB,  O art. 26-A da  Nº 9.394, artigo, 26-A.
Percebe-se que a cada ano tem aumentado ações de fortalecimento de uma educação com equidade, antirracista e com ambientes escolares que respeitem e valorizem as singularidades de cada aluno.
Nossos agradecimentos a cada um dos envolvidos no projeto: diretores, professores, alunos e movimentos populares.

Setor Pedagógico

SRE de Patos de Minas